segunda-feira, 3 de maio de 2010

PROERD CHEGA A SIRINHAÉM PARA MUDAR A HISTÓRIA DO CAMBATE AS DROGAS


Numa iniciativa do Prefeito Fernando Urquiza, com o total apoio do líder do governo na câmara municipal vereador Paulo Ferraz foi lançado no dia 29 de abril de 2010 o PROERD-SIRINHAÉM.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Policia Militar de Pernambuco na comunidade escolar, visa desenvolver a cultura da Paz e na prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescente, através de um curso, desenvolvido em ambiente escolar, com a participação da família,professores e comunidade escolar.

HABILITAÇÃO DOS DOCENTES

O corpo de instrutores e mentores do PROERD é composto por policiais militares voluntários que são selecionados e submetidos a rigoroso treinamento de 80h/a, sendo que os profissionais que participam da formação dos instrutores são ligados à área da prevenção de drogas.

COMO É O CURSO?

O PROERD é desenvolvido no ambiente escolar, envolvendo crianças na faixa etária dos 9 aos 12,concentrando na 4ª série do ensino fundamental. O desenvolvimento do programa é feito por um Policial Militar, especialmente treinado, em sala de aula, durante dezessete semanas, com encontros semanais de uma hora de duração, com auxilio de material desenvolvido especialmente para o Proerd, tendo por base uma Cartilha, onde o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados auto-estima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável.

A atuação dos Instrutores, além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policial comunidade, dentro do modelo de Gestão Integrada, a qual visa a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana.
Tais fundamentos fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, mostrando para todos que para se obter sucesso na vida não existe a necessidade de se experimentar álcool e drogas, como muitas mensagens que chegam às crianças procuram mostrar.

COMO PARTICIPAR?

As escolas privadas interessadas em que o Proerd seja desenvolvido na sua comunidade escolar, devem entrar em contato com a Coordenação Municipal que está instalada na Secretaria Municipal de Educação.
"Nossas crianças longe das drogas e da Violência, para viver sempre de bem com a VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário