quarta-feira, 19 de maio de 2010

DETRAN alerta Sobre o Transporte Seguro de Crianças no Trânsito


O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) começou a capacitar os agentes de trânsito que irão atuar nas blitz´s educativas que orientarão sobre o transporte de crianças na Região Metropolitana e municípios do interior.
A iniciativa faz parte de uma campanha para conscientizar os condutores a respeito da resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta os artigos 64/65 do Código de Trânsito Brasileiro o qual determina que, crianças com até dez anos de idade sejam transportadas no banco traseiro e, de acordo com a idade, farão uso de dispositivos específicos de segurança.
A partir de 9 de junho começa, em todo o país, a fiscalização punitiva. Para o condutor que não respeitar a determinação, a lei prevê a perda de sete pontos na carteira, apreensão do veículo e multa de R$ 191,54. Vale lembrar que transportes públicos, como táxis e lotações estão fora da determinação.
Capacitação - Além das oficinas de treinamento, com carga horária de 16h/aula para cerca de cem servidores que participarão das blitz´s, também estão agendadas duas palestras sobre o assunto, nos dias 28 e 31 de maio. No dia 4 de junho acontecerá uma grande blitz educativa no Parque da Jaqueira, no Recife.

Serviço:

O que especifica a lei:

- Até 1 ano de idade: Devem ficar no bebê conforto, no banco de trás e no sentido contrário ao movimento do veículo.

- Maiores de 1 ano e até 4 anos de idade: Devem ficar na cadeirinha, no banco de trás e no mesmo sentido do movimento do veículo

- Maiores de 4 anos até 7 anos e meio de idade: Devem utilizar assento de elevação

- Maiores de 7 anos e meio até 10 anos de idade: Devem ficar com o cinto de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário