segunda-feira, 10 de maio de 2010

A CIDADE E SUA IDENTIDADE

Toda cidade tem sua vocação. No entanto, para se chegar a este status, existe a necessidade de delimitar-se um local específico no espaço e ter uma conduta histórica que a leve a ter a sua marca registrada.
Como sempre preguei, devemos, antes de tudo, olhar para o nosso quintal e saber das nossas afinidades e vocações. Isto porque só assim damos sentido ao que queremos, enquanto sociedade dita organizada, pautada pelas regras de direito, de ética e, sobretudo, de cidadania, que é a plenitude do indivíduo que vive nos conglomerados urbanos.
Jamais devemos desprezar as teorias básicas da influência do meio sobre o indivíduo, que são as teorias possibilistas e deterministas. Traduzindo: em determinada área o homem possibilita o meio, como na Holanda, em que o homem empurrou o mar e agregou território novo; em outra área o meio determina como o homem viverá, sem qualquer chance de mudança, como as geleiras e as altas montanhas do mundo.
Somente o conjunto de vivências geográficas e históricas de um povo é capaz de lhe determinar sua identidade. Povo sem geografia e história é povo sem identidade.

Nós, legisladores, temos grandes responsabilidades sobre como deve se portar uma cidade. De nossas ações ou omissões é que redunda a identidade forjada em leis e regulamentos e mesmo nos costumes, que devem ser respeitados ainda que se sacrifiquem leis inócuas. Isso porque, desta forma, prevalece a vontade popular, fruto legitimo da democracia em que vivemos. Em que pesem suas deficiências, ainda não se conheceu forma melhor de governo e sempre há possibilidade de mudanças, portando-se tranquilamente como forma privilegiada contra qualquer ato de tirania ou ditadura.
Foi com esse propósito que estou propondo a criação de um Instituto Histórico e Geográfico da cidade de Sirinhaém.
Nosso objetivo é manter vivo o caminho arduamente trilhado pelos antepassados, que nos deram um espaço geográfico (no nosso caso, estritamente urbano) e uma rica história de imigrantes de diferentes continentes. A proposta de criação do Instituto é para que fique patente e fundamentado nos mais legítimos alicerces documentais a nossa identidade enquanto cidade.
Precisamos manter ardente a chama da história de Sirinhaém e suas glórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário