terça-feira, 27 de março de 2012

Tribunal de Contas do Estado Realiza Palestra em Sirinhaém


Em meio aos constantes atos de corrupção, desvios de recursos, malversação do dinheiro público, etc. etc., que aliás, sem sendo constantemente divulgados pela mídia, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, vem a cada momento criando mecanismos e adotando procedimentos que visam conter, ou pelo menos diminuir, a incidências dessas condutas tão danosas e imoral, e que só prejuízos trazem a administração pública.
Num universo político de grande abrangência em nosso país, certamente existem, ainda, gestores públicos e servidores de autarquias, notadamente àquelas que lidam com recursos e finanças dos órgãos públicos, que talvez pela própria formação e caráter, aliado ao preparo profissional, desempenham suas funções dentro da moralidade, da transparência e da legalidade, contudo, certamente uma grande maioria, se sobressai pela falta de lisura, ambições pessoais e materiais, etc., aproveitando-se das funções pelas quais estão investidos, para praticar os mais diferentes e escabrosos atos, desde o peculato, aos desvios de recursos e ações de improbidade administrativa, enfim se conduzem de forma a provocar a vergonha e o repúdio da sociedade.
O Tribunal de Contas do Estado, através do Forum TCEndo Cidadania, vem promovendo nos municípios do nosso estado palestras e outros eventos que tem como objetivo orientar a sociedade sobre a sua importância na definição e no controle da utilização dos recursos públicos.
Em nossa cidade o TCE, em parceria com a Escola de Contas Públicas, estará ministrando no próximo dia 28 de março, na Quadra da Escola Municipal Nossa Senhora das Graça, palestra, aberta ao público, com o tema O Cidadão no Controle dos Recursos Públicos, uma iniciativa que certamente contribuirá para melhor esclarecer a população sobre a profícua aplicabilidade dos recursos públicos e o papel da sociedade no controle dessas ações.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco é um órgão público com autonomia administrativa e financeira em relação aos três poderes, e sua função é a de auxiliar o legislativo no controle externo de toda administração pública. Também não pertence ao Poder Judiciário, apesar de o termo Tribunal, fazer parte de seu nome. A ele cabe a fiscalização de todo o dinheiro público pertencente ao estado e aos municípios de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário