quarta-feira, 27 de julho de 2011

SIRINHAÉM CONTA COM MODERNO LABORATÓRIO


As duas novas ambulâncias que foram entregues a população


O moderno equipamento A15 que pode realizar até 150 exames em uma hora


Confortável Sala de Espera com poltronas e TV, climatizada


Sala de Exames e a equipe que atenderá aos usuários, com o Dr. Bruce à direita


Num esforço conjunto do prefeito Fernando Urquiza e do secretário de saúde do município, Dr. Bruce Lins Ferreira, foi inaugurado no dia 21 próximo passado, as novas instalações do Laboratório de Análises do Hospital Municipal Olímpio Machado, que a partir desta data, passa a contar com modernos equipamentos e tecnologia de ponta para o atendimento da população do nosso município.
A máquina A 15, agora instalada no laboratório, tem capacidade para realizar 150 testes, por hora, de dosagem de bioquímica, gligose, colesterol e triglicerídio e no aparelho de hematologia, 60 hemogramas, por hora, o que sem dúvida agilizarão o atendimento as pessoas que precisam desses serviços.
As instalações recém inauguradas contam com uma sala de espera onde os usuários podem aguardar o atendimento, confortavelmente, em um ambiente com novas poltronas e televisor de LCD e uma sala para coleta do material a ser examinado, ambas totalmente reformadas e climatizadas.
Ainda durante a inauguração, foram feitas as entregas de duas novas ambulâncias, que fazem parte do Programa Saúde na Escola, e que já se encontram servindo a população de Sirinhaém.
Ao evento compareceram, além do Prefeito Fernando Urquiza, o vice prefeito, Franz Hacker, o secretário de Saúde, Dr. Bruce Lins, outros secretários, diretores e funcionários da Prefeitura Municipal, os vereadores, Marcos da Kombi, Paulo Ferraz, Galego de Ibiratinga, Coelhinho, Silvinha e seu Vado, o coronel PM Chusa, Comandante do Policiamento da Mata Sul e um grande número de pessoas.
Na oportunidade foram entregues placas de homenagem e agradecimentos ao prefeito Fernando Urquiza, ao Secretário Dr. Bruce Lins, a diretora do Hospital, Inalda de Melo Santos e ao Secretário de Obras e um dos responsáveis pela reforma, Adiel Cabral.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

SIRINHAÉM REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE



Com a presença de um grande número de pessoas, notadamente, aquelas ligadas a área da saúde e lideranças de classes, realizou-se no dia 7 de julho, próximo passado, no Centro Recreativo do Sirinhaém, a 2ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema central TODOS USAM O SUS. SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO.
Os trabalhos foram presididos pelo Dr. Bruce Lins Ferreira da silva, Secretário de Saúde do Município, que proferiu palestra sobre A Saúde em Sirinhaém. Fizeram parte da mesa, além do palestrante, o Secretário de Governo, Fernandinho Urquiza, que representou o prefeito do município Fernando Urquiza, o Dr. Luiz Raimundo, médico do Hospital Municipal de Sirinhaém e membro do Conselho Municipal de saúde, que também palestrou com o tema GESTÃO DO SUS E CONTROLE SOCIAL, o vereador Paulo Ferraz, representante de Legislativo Municipal e Gorete Albuquerque que representou o segmento da saúde do nosso município.
A 2ª Conferência Municipal de Saúde, procurou dá cumprimento as normas estabelecidas pela Lei Orgânica da Saúde (Leis 8080/90 e 8142/90), onde se busca, através da instalação de fóruns amplos, reunir representantes da sociedade (usuários do SUS), profissionais de saúde, dirigentes, prestadores de serviços de saúde e outros, com a finalidade de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da saúde nos três níveis de governo.
Além do temário central, foram abordados como sub-temas, a política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da universabilidade e equidade, a participação da comunidade e controle social e a gestão do SUS.
O Sistema Único de Saúde, SUS, ora vigente no nosso país, é resultado de uma luta que teve início nos anos 70 e foi chamada de Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira. Partindo do princípio de que a defesa da saúde é a defesa da própria vida, o referido movimento insistia em que era preciso reformular o sistema de saúde para torná-lo mais eficaz e disponível a toda população. Dele participaram profissionais de saúde, lideranças políticas, sindicais e populares, dando ao SUS o privilégio de ser uma conquista da sociedade brasileira, que os parlamentares da Assembléia Constituinte de 1988 transformaram em lei. O SUS foi criado com o firme propósito de alterar uma situação de desigualdade, quando antigamente só os trabalhadores com carteira assinada tinham direito a assistência púbica à saúde que era de responsabilidade do extinto Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, INAMPS.
No seu pronunciamento o Dr. Bruce Lins, enfocou as grandes transformações na área da saúde que vem ocorrendo no governo do prefeito Fernando Urquiza, citando a instalação do NASF, a efetivação dos Agentes de Saúde, a melhoria da instalações e no aparelhamento do Hospital Municipal, o Programa Saúde nas Escolas, a ser implantado em breve, com mais uma viatura a ser empregada, dentre outras. Ao final da palestra reafirmou o Dr. Bruce Lins, que envidará todos os esforços de modo que seja instalada ainda nesta gestão, uma Unidade de Pronto Atendimento, UPA, conjuntamente com uma Unidade Básica de Saúde, e uma ambulância do SAMU. As negociações estão bastante avançadas e o local já definido. O laboratório de análises ora paralisado para reformas, deverá voltar a funcionar, provavelmente até o dia 20, com equipamentos semelhantes aos melhores laboratórios do estado, finalizou o dr. Bruce Lins.
Ao final da Conferência, os grupos de trabalho deliberaram sobre diretrizes e propostas que, constarão do relatório final da Conferência, que será publicado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no prazo de oito dias úteis, e posterior encaminhamento à Etapa Estadual.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

DEFINIDO PRIMEIRO CANDIDATO A PREFEITO DE SIRINHAÉM


Há pouco menos de uma ano das convenções que definirão os candidatos a prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros e em meio as especulações em torno dos nomes que irão concorrer a eleição, o prefeito Fernando Urquiza, já definiu o nome do seu vice, Franz Hacker, como a pessoa a ser apoiada para sua sucessão no poder executivo do município.
Contando com o apoio do deputado federal licenciado e atual Secretário de Estado das Cidades, Danilo Cabral, do empresário e usineiro, Dr. Luiz Antônio, proprietário da Usina Trapiche, dos Vereadores Marcos da Kombi, Paulo Ferraz, Seu Vado, Coelhinho, Galego de Ibiratinga, Silvinha do Caminhão, Fio e Zé Alfredo, além do próprio prefeito, Fernando Urquiza, o vice prefeito Franz Hacker, se apresenta como um nome forte, capaz, com reais possibilidades de êxito nas eleições municipais de 2012 e a melhor opção para conduzir o destino do município de Sirinhaém para os próximos quatro anos de mandato.
De tradicional família de empresários e agropecuristas do litoral sul, Franz Hacker tem no seu curriculum uma experiência política consolidada, com notória influência dos familiares que desempenharam e desempenham exitosamente cargos públicos na região há mais de duas décadas, sendo filho do ex-prefeito de Sirinhaém e Rio Formoso, por dois mandatos, Hildo Hacker, de dona Graça Hacker, ex-prefeita de Rio Formoso, também por dois mandatos, além do irmão Hildo Hacker Júnior, atual prefeito de Tamandaré.
Enquanto outros nomes são especulados para concorrerem a sucessão municipal, o prefeito Fernando Urquiza e o vice saem na frente, fortalecidos pelos apoios formalizados, restando tão somente a complementação da chapa majoritária e os partidos que deverão formar as coligações de apoio a candidatura.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR PELA CASA LOTÉRICA E OUTRAS INSTITUIÇÕES NECESSITA DE PROVIDÊNCIAS URGENTES

Quem passa pela rua Sebastião Chaves, no centro de Sirinhaém, mais precisamente em frente ao Forum, já observa um aglomerado de pessoas que se enfileiram desordenadamente com o objetivo de serem atendidas pelos serviços prestados pela única casa lotérica local.
Chega a ser constrangedor e preocupante presenciar, diariamente, senhoras e senhores idosos, muitas vezes com crianças, que chegam já cedo ao local na esperança de conseguir uma melhor colocação na fila, sob chuva ou sob sol, num flagrante desrespeito e indiferença ao consumidor do nosso município, que necessariamente tem que utilizar-se desses serviços. O martírio se prolonga indefinidamente por horas sem que sejam tomadas providências saneadoras por parte de quem quer que seja.
Sirinhaém vem apresentando um crescente aumento nas suas atividades comerciais com um desenvolvimento natural do município, não só pela instalações das primeiras unidades industriais no Distrito Industrial, criado pelo poder executivo, mas sobretudo pela utilização vertiginosa da mão de obra local nas atividades de SUAPE, notoriamente perceptível quando vemos diariamente coletivos repletos de trabalhadores circulando pela nossa cidade.
O município desenvolveu-se e as duas únicas agências bancária aqui instaladas já vem servindo a população, bastante aumentada, há mais de vinte e cinco anos, não possui mais estrutura para atender a demanda no atendimento ao público cada dia mais difícil.
Esse contexto, aliado a implantação de programas de governo, tais como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família, dentre outros, reflete na conduta e na qualidade de vida da população e impõe a todos procedimentos, sobretudo quanto a utilização de serviços bancários, notadamente os oferecidos pela Caixa Econômica Federal, aqui delegados a única casa lotérica do município.
Faz-se mister a intervenção dos poderes públicos para que sejam adotadas medidas saneadoras de modo a salvaguardar os interesses da população não só dos serviços bancários, mas também os de interesse comercial, quando vemos acontecer no comércio local o descumprimento de normas inerentes a proteção e o direito do consumidor.
Em vista desse quadro ora apresentado, encaminhei ao plenário da Câmara, para a devida apreciação e o respectivo procedimento regimental indicações, em que é solicitada a intervenção do poder executivo na implantação de um órgão de defesa e proteção ao consumidor, PROCON, que irá fiscalizar e autuar estabelecimento que não estejam cumprindo as regras de bem servir ao público e a instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal, na esperança de que sejam adotadas medidas que venham trazer um melhor atendimento e uma melhor qualidade de vida para a população do nosso município.
Veja a íntegra das indicações no link Projetos e Pronunciamentos.

CASA LOTÉRICA DE SIRINHAÉM


Vista da Casa Lotérica, em dia de pouco movimento, às 00:06 horas, bem antes do início do expediente, quando as pessoas já chegam para assegurar o lugar na fila.

Casa Lotérica com um movimento mais acentuado