sexta-feira, 8 de julho de 2011

SIRINHAÉM REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE



Com a presença de um grande número de pessoas, notadamente, aquelas ligadas a área da saúde e lideranças de classes, realizou-se no dia 7 de julho, próximo passado, no Centro Recreativo do Sirinhaém, a 2ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema central TODOS USAM O SUS. SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO.
Os trabalhos foram presididos pelo Dr. Bruce Lins Ferreira da silva, Secretário de Saúde do Município, que proferiu palestra sobre A Saúde em Sirinhaém. Fizeram parte da mesa, além do palestrante, o Secretário de Governo, Fernandinho Urquiza, que representou o prefeito do município Fernando Urquiza, o Dr. Luiz Raimundo, médico do Hospital Municipal de Sirinhaém e membro do Conselho Municipal de saúde, que também palestrou com o tema GESTÃO DO SUS E CONTROLE SOCIAL, o vereador Paulo Ferraz, representante de Legislativo Municipal e Gorete Albuquerque que representou o segmento da saúde do nosso município.
A 2ª Conferência Municipal de Saúde, procurou dá cumprimento as normas estabelecidas pela Lei Orgânica da Saúde (Leis 8080/90 e 8142/90), onde se busca, através da instalação de fóruns amplos, reunir representantes da sociedade (usuários do SUS), profissionais de saúde, dirigentes, prestadores de serviços de saúde e outros, com a finalidade de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da saúde nos três níveis de governo.
Além do temário central, foram abordados como sub-temas, a política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da universabilidade e equidade, a participação da comunidade e controle social e a gestão do SUS.
O Sistema Único de Saúde, SUS, ora vigente no nosso país, é resultado de uma luta que teve início nos anos 70 e foi chamada de Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira. Partindo do princípio de que a defesa da saúde é a defesa da própria vida, o referido movimento insistia em que era preciso reformular o sistema de saúde para torná-lo mais eficaz e disponível a toda população. Dele participaram profissionais de saúde, lideranças políticas, sindicais e populares, dando ao SUS o privilégio de ser uma conquista da sociedade brasileira, que os parlamentares da Assembléia Constituinte de 1988 transformaram em lei. O SUS foi criado com o firme propósito de alterar uma situação de desigualdade, quando antigamente só os trabalhadores com carteira assinada tinham direito a assistência púbica à saúde que era de responsabilidade do extinto Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, INAMPS.
No seu pronunciamento o Dr. Bruce Lins, enfocou as grandes transformações na área da saúde que vem ocorrendo no governo do prefeito Fernando Urquiza, citando a instalação do NASF, a efetivação dos Agentes de Saúde, a melhoria da instalações e no aparelhamento do Hospital Municipal, o Programa Saúde nas Escolas, a ser implantado em breve, com mais uma viatura a ser empregada, dentre outras. Ao final da palestra reafirmou o Dr. Bruce Lins, que envidará todos os esforços de modo que seja instalada ainda nesta gestão, uma Unidade de Pronto Atendimento, UPA, conjuntamente com uma Unidade Básica de Saúde, e uma ambulância do SAMU. As negociações estão bastante avançadas e o local já definido. O laboratório de análises ora paralisado para reformas, deverá voltar a funcionar, provavelmente até o dia 20, com equipamentos semelhantes aos melhores laboratórios do estado, finalizou o dr. Bruce Lins.
Ao final da Conferência, os grupos de trabalho deliberaram sobre diretrizes e propostas que, constarão do relatório final da Conferência, que será publicado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no prazo de oito dias úteis, e posterior encaminhamento à Etapa Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário