quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AUTOR DE SIRINHAÉM LANÇA OBRA DE CORDEL



É rica e diversificada a manifestação cultural de um povo e a literatura de cordel está inserida nesse contexto como a mais pura e autêntica demonstração de uma arte popular que procura relatar, através de versos, acontecimentos, fatos políticos, artísticos, lendários ou pitorescos do cotidiano.
A literatura de cordel, como instrumento de cultura popular, originou-se do romanceiro popular português, a partir do século XVI e chegou ao Brasil com os nossos colonizadores, instalando-se inicialmente na Bahia e estendendo-se, a seguir, para os demais estados nordestinos, sendo hoje bastante encontrada em todas as regiões brasileiras.
Denominada de cordel, por ser originariamente vendida dependurada em um cordão barbante, essa literatura era o instrumento de mensagens dos primeiros poetas brasileiros, que narravam em feiras públicas e praças, sagas e estórias, a um povo que naquela época, mal sabia ler e escrever. Foram esses cantadores itinerantes os precursores da literatura de cordel escrita em nosso país.
Identificado com essa cultura popular e possuidor dessa vocação poética, o sargento Edmilson Paulo, natural de Sirinhaém, onde nasceu em 03 de janeiro de 1974, e residindo em nosso município há mais de trinta anos, lançou no último dia 29 de julho, na quadra da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, a sua segunda obra literária, intitulada: Brasil: Colônia, Império e República, onde o autor descreve em versos, um pouco da história do nosso país. O primeiro trabalho do sargento: Meu Sertão é meu Lugar, foi lançado há alguns anos atrás e obteve grande aceitação popular.
Para se ter uma idéia da importância e da disseminação dessa cultura em nosso meio, em recente missa religiosa, ocorrida no dia 02 de agosto corrente na Igreja de São dos Clérigos, no Recife, pela passagem do 22º ano da morte de Luiz Gonzaga, toda a liturgia conduzida pelo Padre Zezinho e da qual participaram diversos artistas, foi feita em poesia de cordel. Ainda nesta semana, um delegado de polícia de uma cidade próxima a Brasília, ao concluir um inquérito policial, redigiu o relatório com versos de cordel e o encaminhou a Justiça, tendo sido esse fato amplamente divulgado pela mídia.
O evento foi bastante prestigiado pela sociedade local e contou com a presença da Secretária de Educação do município, Irmã Margarida Couto e dos vereadores Marcos da Kombi, Silvinha e Paulo Ferraz, que compuseram a mesa. Ao final o autor autografou os exemplares e foi servido um coquetel aos presentes.
Seria de grande importância que as escolas do nosso município introduzissem em seus currículos noções de literatura de cordel, o que possibilitaria ao aluno não só o conhecimento da linguagem cordelista, enfocando a cultura nordestina em prol da valorização das nossas raízes, bem como, faria despertar entre as pessoas o gosto pela preservação dos nossos artistas e da cultura nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário