quarta-feira, 27 de abril de 2011

SEMINÁRIO 2011 DEFINIRÁ POLÍTICA DE SEGURANÇA PARA SIRINHAÉM

Os municípios do interior do estado, notadamente aqueles de menor porte, vêm se depreciando ao longo do tempo no setor da segurança pública, haja vista que, embora tenha que conviver com os fatores determinantes do crescimento populacional e do desenvolvimento econômico, eles perdem elementos fundamentais para que os trabalhos policiais sejam desenvolvidos com eficiência.
O efetivo policial, civil e militar, na contramão de direção tem diminuído bastante, ao mesmo tempo em que aumenta a população e os graves problemas sociais
Para se ter uma idéia, em tempos passados todos os distritos de Sirinhaém possuíam subdestacamentos militares sob o comando de graduados e com um pequeno efetivo de soldados que permaneciam nas sedes o que propiciava segurança e tranqüilidade para a população desses locais, além do que a rua principal era assistida por duplas de policiais a pé, além de viaturas, hoje, até a própria Delegacia Municipal localizada no centro da cidade, muitas vezes e em momentos de necessidade, é encontrada com as portas fechadas e sem agentes para atender a população.
Em outras tantas oportunidades fica a permanência da Delegacia de Polícia sob os cuidados de pessoas alheias ao quadro da Secretaria de Defesa Social, os chamados “araques” que não só, cuidam das dependências, como também atendem às ocorrências e dirigem viaturas.
As viaturas policiais, às vezes raras e sucateadas, já não atendem a contento as necessidades da população. Os prédios que abrigam os órgãos policiais deteriorados, geralmente são socorridos pela prefeitura municipal, que muitas vezes não tem recursos suficientes para sanar as avarias.
Certamente a insegurança e a violência a que está submetida a população vem a ser reflexos de fatores sociais e econômicos, mas não podemos marginalizar a ação preventiva e repressiva dos órgãos de segurança do estado, que necessitam estar bem aparelhados e motivados para produzirem, com êxito as suas missões.
Os poderes executivos e legislativos de Sirinhaém têm procurado fazer a sua parte, buscando soluções que visem melhorar as condições de trabalho dos policiais com reivindicações a Secretaria de Defesa Social e ao Comando Geral da Polícia Militar, bem como ao comando do 10º BPM de Palmares, mas sempre esbarrando nos entraves burocráticos e na clássica resposta dos gestores da segurança: não temos efetivo suficiente.
O Seminário 2011 – Todos por Pernambuco, realizado recentemente pelo Governo do estado, em Vitória de Santo Antão, procurou desenvolver discussões juntos as autoridades policiais, executivas e legislativas e sociedade civil, buscando estabelecer metas nas áreas da educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento social, infraestrutura, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
Ao evento compareceram, além do governador Eduardo Campos, o vice-governador João Lira Neto, O secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, o comandante da Polícia Militar, Coronel Tavares Lira, diversos secretários de estado, os deputados Luciano Siqueira, Sebastião Rufino, Henrique Queiroz e João Fernando, diversos prefeitos e vereadores da região.
Como representantes de Sirinhaém, estiveram presentes o prefeito Fernando Urquiza, o vereador Paulo Ferraz e o comandante da Guarda Municipal, Rosinaldo, que participaram dos debates na sala temática destinada a segurança.
Ao final do evento e definidas as ações a serem estabelecidas, os assuntos foram levados a plenária onde foram discutidas medidas junto ao governador Eduardo Campos que se comprometeu a estabelecer novas metas que venha a equacionar os problemas apresentados.
Foi de fundamental importância a participação e a contribuição de todos para a definição de novas prioridades, ajustes de ações em curso e manutenção de outras já iniciadas tendo o governador reafirmado o compromisso com o sentimento da sociedade e o fortalecimento do planejamento governamental. Resta-nos esperar que o Seminário 2011, Todos por Pernambuco, possa trazer para o nosso município mais segurança e uma melhor política nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento e sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário