sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Consumo e o Tráfico de Drogas preocupa Sirinhaém

É alarmante e de extrema gravidade o quadro ora apresentado em algumas áreas do nosso município principalmente próximo ao Colégio Estadual Dr. Eurico Chaves e a Escola Municipal Cristo Redentor onde pessoas estranhas a esses estabelecimentos consomem e traficam livremente drogas e outras substâncias entorpecentes e, embora essa situação já venha perdurando já algum tempo, é público e notório que nenhuma atuação dos órgãos público vem ocorrendo de forma a evitar ou pelo menos minimizar essas ocorrências ilícitas.
A população clama por providências das autoridades competentes e tem procurado por parlamentares da Câmara Municipal na busca de soluções que possam sanar essas irregularidades tão danosas a saúde e ao espírito humano.
É sabido que a dependência às drogas comumente inicia-se pelo aliciamento de jovens, na maioria das vezes inexperientes, e que os locais mais almejados são as portas de escolas onde o fluxo de menores e adolescentes é intenso.
Esse problema já foi levado ao conhecimento de autoridades policiais deste município em época passada, mesmo que informalmente, mas o que temos observado é que essa prática não tem sofrido solução de continuidade, ao contrário, vem se alastrando de forma vertiginosa sem que se observe a adoção de medidas saneadoras por parte de quem quer que seja.
As drogas modificam o comportamento das pessoas, rompendo qualquer freio inibitório, provocando o desencadeamento de uma série de vicissitudes sociais graves e facilitando a prática de delitos que, muitas vezes, servem para alimentar os vícios dos próprios consumidores.
Ao meu conhecimento foram trazidos recentemente por alunos do Colégio Estadual Dr. Eurico Chaves, relatos não só da prática de consumo de drogas mas também cenas de violência às pessoas e ao patrimônio daquele estabelecimento de ensino com depredações e furtos de equipamento eletrônico e merenda escolar.
O vício às drogas é um caminho sem volta que atinge não somente o usuário, mas também toda a sociedade, urgindo sejam tomadas medidas urgentes, não só preventivas, através da educação nas escolas e no seio familiar, com informações dos malefícios e conseqüências do consumo de entorpecentes, mas também ostensivas e repressivas com a colocação de policiamento nessas áreas extremamente vulneráveis.
Talvez os poderes públicos e principalmente, nós legisladores, não estejamos dando a devida atenção que o problema requer, na medida em que temos conhecimento desse grave problema social em nosso município, e não adotamos uma postura mais drástica com ações que venham conter a escalada desenfreada dessa prática nociva.
Diante do contexto apresentei nessa quinta-feira, em sessão do plenário da Câmara duas indicações. Na primeira, solicito ao prefeito do município, Sr. Fernando Urquiza, a criação em, nosso município, do Conselho Municipal Antidrogas, que deverá atuar como coordenador das atividades de todas as entidades municipais, estabelecendo um intercâmbio entre essas instituições, contribuindo, destarte, para o desenvolvimento de ações, que venham, pelo menos, reduzir a demanda de drogas e outras substâncias afins em nosso município. Na segunda indicação solicito, com veemência e urgência, ainda ao prefeito municipal e ao Comando da 3ª Companhia de Polícia Militar de Barreiros, a colocação de policiamento e vigilância nas áreas externas do Colégio Estadual Dr. Eurico Chaves e Escola Municipal Cristo Redentor, com o objetivo de coibir as práticas ilícitas de consumo e tráfico de drogas naquelas localidades.
O potencial dos vínculos afetivos e das ações de solidariedade ainda são as melhores armas diante do aumento do tráfico e do consumo de drogas, mas é preciso que as autoridades também façam a sua parte, adotando medidas que possam contribuir no contexto geral, para a erradicação desse mal em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário